quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Banco de Sangue do HM vai abrir no final do ano

Portal Prefeitura Americana
Para garantir o estoque de sangue neste final de ano, o Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, vai abrir e funcionar normalmente para a coleta e atendimento aos doadores nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro de 2013 além de 2 e 3 de janeiro de 2014. O horário para a doação de sangue é das 8 às 11h30. 

De acordo com a enfermeira responsável pela unidade, Ariella Fernanda Arruda, no período de festa, em razão de acidentes, aumenta o número de atendimentos de emergência e consequentemente, as cirurgias que necessitam de transfusão de sangue. "É um aumento inesperado e precisamos manter o estoque completo", completou. Ariella comentou que a situação do Banco de Sangue está estável, mas o setor precisa de sangues do tipo O positivo e negativo.

"No período do Natal e Ano Novo, nosso estoque chega a cair 30%. O ideal seria em torno de 12 a 15 doadores por dia e temos recebido uma média de 8", falou. O Banco de Sangue é o responsável pelo abastecimento do Hospital Municipal e do Hospital Unimed. 

A enfermeira destacou que o Banco de Sangue tem desenvolvido um trabalho de orientação aos doadores de Americana quanto à importância de tomarem a vacina contra Hepatite B, oferecida gratuitamente em todos os postos médicos da cidade. "Ela é destinada também aos doadores de sangue, basta apresentar o último comprovante de doação", acrescentou.

 Recentemente, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária dos doadores que agora podem ter idade entre 18 e 69 anos. "Estamos recrutando os doadores inaptos e a adesão tem sido boa. Antes da medida, apenas os voluntários com até 67 anos poderiam doar sangue", falou. 

Para doar é necessário além de apresentar documento com foto, ter peso acima de 50 Kg, idade entre 18 e 69 anos, podem ser aceitos candidatos com idade de 16 e 17 anos, desde que tenha o consentimento formal do responsável legal. O Banco de Sangue fornece algumas recomendações ao doador. Não é necessário ir em jejum, é preciso fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por pelo menos 4 horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação.

Os dias das coletas são de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30. O endereço é Rua Ana Almeida Pioli - Jardim Nossa Senhora de Fátima, ao lado da obra do novo Hospital Municipal.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...