sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Americana divulga Campanha dos 16 dias de ativismo mundial pelo fim da violência contra as mulheres

A Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano de Americana, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), está divulgando a Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, visando a conscientização da sociedade sobre os direitos humanos e os marcos de luta das mulheres. A Campanha foi lançada em 1991, por 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership), com o objetivo de promover o debate em sociedade e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

“A realização da Campanha ajuda a divulgar os crimes de violência ainda sofridos pelas mulheres e os seus direitos, conscientizando e mobilizando toda a sociedade pelo fim do preconceito e discriminação. Nesse período da Campanha, intensificamos e disponibilizamos todas essas informações e orientações sobre a violação de direitos, denúncias que podem ser feitas, atendimento na rede e também as datas históricas de luta pelo fim da violência contra a mulher no Brasil e no mundo”, disse Talitha De Nadai, secretária de Ação Social e Desenvolvimento Humano.

Em Americana, o trabalho e a discussão da política de enfrentamento à violência contra as mulheres e direitos humanos são permanentes e acompanhados pelo Conselho da Mulher e pelo Centro de Referência da Mulher (CRMA). Em 2013, a Delegacia da Mulher registrou, em média, 150 boletins de ocorrência por mês, sendo que somente em julho foram 196. Em 2012, foram 80 ao mês. O Disque 180 também pode ser acionado para denúncias.

A Campanha dos 16 dias de ativismo no Brasil foi instituída em 2003, a partir do dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – um reconhecimento histórico da opressão contra a população negra, das mulheres negras brasileiras marcadas pela opressão de gênero, raça e classe social.

Ao todo, estão envolvidos na Campanha 1.700 organizações e 135 países. Diversas ações e manifestações estão previstas e incluem várias datas significativas: 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra: 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher”; 1° de dezembro, Dia Mundial da AIDS; 6 de dezembro, aniversário do Massacre de Montreal: Campanha do Laço Branco ou Homens pelo fim da violência contra a mulher; 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Centro de Referência da Mulher: O CRMA, criado em 10 de março de 2005, atende mulheres vítimas de violência, proporcionando acolhimento, atendimento e encaminhamento para diversas políticas públicas do município, através de equipe especializada. Realiza ainda palestras de prevenção nas escolas, segundo a coordenadora Vera Delfaque Firmino. O endereço é Rua Gabriel Idálio de Camargo, 161, Vila Pavan, telefone 3405-4577.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...