quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Comerciários lançam Frente Parlamentar em SP

O presidente da FEAAC, Lourival F. Melo, estará participando com sindicalistas de todo o Estado de SP, do 1º Encontro Regional da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários, hoje, na Assembleia Legislativa. Em termos nacionais, a Frente conta, até agora, com 178 deputados federais e 21 senadores. Na Assembleia de SP já são 21 adesões, computadas até o início da tarde de quarta (2/10).

Em São Paulo, a presidência regional da Frente ficará a cargo do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB/SP). O deputado federal Roberto Santiago (PSD/SP) coordena a Frente em todo o Brasil e os próximos encontros regionais serão em Fortaleza (25/10), Belo Horizonte (8/11), Goiânia (19/11) e Salvador (29/11).

Suprapartidária
Trata-se de uma iniciativa de caráter associativo e suprapartidário que visa, em termos gerais, representar institucionalmente e encaminhar as diversas demandas dos trabalhadores do setor do comércio e serviços.

Este fórum deve atuar como bancada permanente de discussões junto às questões que afetam os trabalhadores. A pauta mínima traz as seguintes reivindicações:

1) Qualificação profissional,
2) Fim do banco de horas,
3) Redução da jornada semanal de trabalho,
4) Igualdade entre os gêneros,
5) Combate às doenças e aos acidentes ocupacionais.

830 Sindicatos apoiam
A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), presidida por Levi Fernandes Pinto, e suas Federações filiadas apoiam a criação da Frente. “Representamos mais de 12 milhões de comerciários no Brasil por meio de 27 Federações, 830 Sindicatos e da nossa Confederação. Essas entidades estão mobilizadas em suas bases.

Fórum de discussões
Levi, líder nacional dos comerciários, ressalta ainda que a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários configura-se em outro importante marco na trajetória de defesa das causas dos comerciários, após a Regulamentação da Profissão ocorrida em março deste ano. “Desejamos que esta Frente se transforme no grande fórum de discussão, alinhamento e proposição de projetos que venham ao encontro das necessidades, anseios e direitos reais dos comerciários de nosso País”, afirmou.

Regulamentação
Os dirigentes sindicais comerciários entendem que a criação da Frente reforça a aplicação da Lei 12.790, que regulamentou a profissão de comerciário, em 15 de março deste ano, com a sanção da presidenta Dilma Rousseff. 

Reconhecimento
O deputado Santiago afirma: “Os comerciários geram riquezas e desenvolvimento. Portanto, é mais do que justo que desfrutem deste progresso”, salienta. Ele diz que a formação da Frente não é um ato político e sim um reconhecimento à importância da maior categoria profissional do Brasil, que cresce e se organiza.

Objetivos
A Frente Parlamentar terá como objetivo fortalecer, difundir e potencializar as ações em defesa dos direitos dos trabalhadores comerciários, a maior categoria profissional do Brasil, um contingente de 12 milhões de trabalhadores.

Metas da Frente:
- Aproximar os trabalhadores do comércio dos parlamentares que abraçam sua defesa,
- Apontar problemas e buscar soluções regionais conjuntamente,
- Estreitar parlamentares e entidades sindicais no diálogo com empregadores,
 - Identificar e defender as principais pautas comerciárias nas regiões,
- Descentralizar as ações da Frente com a proposta de identificar a realidade das relações trabalhistas e buscar o equilíbrio dessas relações entre as partes.
Acesse o Portal da Frente Parlamentar em: www.frentecomerciarios.org.br

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...