quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dirigentes da CNTC participam de audiência com ministro do Trabalho e Emprego


Dia 2 de abril os diretores da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Levi Fernandes Pinto, Luiz Carlos Mota (Fecomerciários) e Lourival Figueiredo Melo (FEAAC) foram recebidos em audiência pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. Inicialmente, os dirigentes da CNTC desejaram uma boa gestão ao novo ministro e seguiram a reunião fazendo algumas sugestões e propostas ao ministrante.

A CNTC voltou a solicitar que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tenha entendimento constante com as Confederações por serem as legítimas representantes dos Trabalhadores, principalmente com temas relacionados às categorias profissionais. Todos os assuntos a serem tratados no âmbito do MTE sobre comércio e serviços deverão ter como interlocutora a CNTC. Os dirigentes da CNTC solicitaram ainda a participação da Confederação no Conselho de Relação do Trabalho.

Entre os temas, os diretores da CNTC questionaram alguns itens da Portaria nº 02, de 22/02/2013, na qual exige um número de documento dos trabalhadores votantes para as eleições sindicais. Tal exigência expõe os trabalhadores e o Ministério se comprometeu a estudar as mudanças.

Quanto à Portaria nº 326, foi questionada a sua reedição já que teve alterada o artigo 25, passando todos os poderes ao Secretário de Relações do Trabalho, quanto ao registro das entidades sindicais. A CNTC não concorda com tal medida. Ainda foi solicitado a suspensão da mesma, pois o ministro anterior já havia assumido um compromisso com as Confederações, dizendo que haveria um debate junto às entidades confederativas antes de qualquer publicação a ser realizada.

Também houve questionamento sobre o texto da Portaria nº 186, em relação às Federações e Confederações, sendo que tinha sido solicitado o cancelamento da portaria quanto a este ponto e a sua alteração a respeito da Constituição Federal, quanto ao artigo 8 que trata da unicidade sindical.
A CNTC se posicionou contrariamente à alteração do artigo 577, pelas Centrais Sindicais ,solicitando que todas as Confederações sejam chamadas para um debate sobre o tema, sem alteração do artigo 577 da CLT. A CNTC defende apenas para atualização do mesmo.

Ponto eletrônico - a CNTC deseja participar dos debates que vem ocorrendo no Ministério sobre este e outros temas que envolvem os trabalhadores do Comércio e Serviços. Foi solicitado ainda que o Ministério do Trabalho e Emprego aumente seu quadro de auditores, principalmente na questão da Segurança no Trabalho, em virtude dos acidentes que  ocorrem em diversos setores, principalmente no tocante à falta de fiscalização e descumprimento pelas empresas das normas reguladoras, e também quanto à questão da jornada de trabalho que vem ocorrendo em abuso.

O Ministro se colocou à disposição da CNTC para novos entendimentos, deixando claro que pretende manter entendimentos permanentes com as Confederações de Trabalhadores. Todos os temas tratados na audiência, foram oficializados

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...