segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Aposentados começam 2013 com protesto


Diante da absoluta falta de motivos para comemorar, o Sindnapi vai realizar uma grande manifestação de protesto em São Paulo, no dia 24 de janeiro de 2013, Dia Nacional dos Aposentados. A organização do ato está a cargo do Sindnapi-SP, que já começou a convocar aposentados e pensionistas para a manifestação. A concentração será na rua do Carmo, 171, às 9h, em frente à sede nacional do Sindnapi – de onde os manifestantes seguirão em passeata para o ato que se realizará na Praça da Sé, centro antigo de São Paulo.

Refletindo a insatisfação dos aposentados, a manifestação será mais um protesto público contra a forma como a presidenta da República, Dilma Rousseff, vem tratando a categoria desde o início de seu governo, em janeiro de 2011.

“O governo dá dinheiro para empresários, enquanto o trabalhador perde até 45% da sua renda ao se aposentar pelo Fator Previdenciário”, afirma João Inocentini, presidente do Sindnapi. “Se a presidenta não pensar no que está fazendo, dentro de pouco tempo todos os aposentados estarão na vala do salário mínimo”, denuncia Hélio Herrera Garcia, o Peninha, presidente do Sindnapi-SP.


Promessa de campanha
Os aposentados não esquecem que, em 2010, a presidenta Dilma, então em campanha eleitoral, prometeu extinguir o Fator Previdenciário. No entanto, o governo alegou que a extinção pura e simples desequilibraria as contas da Previdência Social. Os sindicalistas apresentaram então a proposta do Fator 85/95, elaborada pelo próprio governo, menos prejudicial aos trabalhadores. Mesmo assim o governo resiste à mudança.

“O Fator 85/95 incentivaria o consumo, o nível de emprego e a atividade industrial”, explica Inocentini, uma vez que melhoraria o poder aquisitivo das aposentadorias. O mesmo efeito teria a concessão de aumento real para os benefícios com valores acima do salário mínimo, outra reivindicação dos aposentados que o governo Dilma também tem se recusado a aceitar desde 2011.

Por isso, no seu dia comemorativo, diz Inocentini, os aposentados, nesse ano, nada terão para comemorar. “Nem nós, nem os trabalhadores da ativa”, ele finaliza, chamando também os futuros aposentados para participar do ato de protesto.
Fonte: Sindicato Nacional dos Aposentados

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...