quinta-feira, 8 de março de 2012

O significado do Dia 8 de Março

Apesar de vivermos em um mundo “plugado e informado” é espantoso que muitas pessoas ainda não entendam o real significado do Dia Internacional da Mulher. Não se trata de um dia marcado aleatoriamente no calendário para que o comércio possa vender mais, ou um dia no qual elas desejam ser paparicadas, muito menos receber prendas ou parabéns.

Trata-se de um dia de reflexão, de aglutinação, de reforço à luta por justiça social e direitos humanos. Trata-se de construir um sentimento coletivo de ação nesse dia que rememora os primeiros protestos de mulheres no mundo.


Em 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres que reivindicavam o direito de uma jornada de 10 horas diárias, a polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias se refugiassem dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

No início do século 20, as trabalhadoras protestavam contra as más condições de trabalho na indústria do vestuário em Nova York, Berlim, Viena e São Petersburgo, com jornadas de 16 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.  

Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução russa de 1917. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro.

Entretanto, com o passar dos anos a data começou a perder seu caráter político reivindicatório tornando-se uma ocasião em que os homens manifestavam simpatia ou amor pelas mulheres com ofertas de prendas e flores. A data chegou a ser ridicularizada pelo cinema e televisão e quase caiu no esquecimento, sendo recuperada pelo movimento feminista, na década de 1960 e finalmente adotada pelas Nações Unidas, em 1977.

Hoje, após inúmeras conquistas que o movimento de mulheres conseguiu realizar nos últimos anos, o Dia Internacional da Mulher deve reforçar a luta feminista, promovendo um diálogo com a sociedade sobre a realidade das mulheres, que ainda é dura, e cobrar do poder público medidas e políticas que promovam a igualdade entre homens e mulheres. Este é o real significado do dia 8 de março.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...