terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sindicato faz Aniversário?

Há 20 anos comemoramos no dia 19 de novembro a existência de uma idéia, que nasceu de um grupo de pessoas em um determinado momento na sua relação de trabalho. Idéia pautada na necessidade de ser representado nas questões trabalhista de “outra maneira”.

Essas pessoas se reuniram, encontraram outras com o mesmo desejo e foram em busca daquilo que consideravam mais adequado em relação aos direitos conquistados e aqueles que ainda estavam por vir. Esta idéia coberta de vontades, cercada de muito suor e dedicação gerou frutos. E são exatamente os frutos plantados, cuidados e colhidos por essas pessoas que comemoramos a cada ano.

Momentos como as datas comemorativas que marcam a nossa jornada histórica, servem para refletir sobre as escolhas e aprofundar as buscas. O conjunto de razões que nos guiam desde o início, antes mesmo do nome “SEAAC” existir, é nossa bússola, incluindo desde o mais simples atendimento telefônico até a mais complexa negociação de direitos para os trabalhadores.

Este ano temos muitos frutos desse ideal para festejar. Como sabemos, os sindicatos assumem atualmente um papel primordial na nossa sociedade face às graves crises econômicas e políticas que assistimos;  é vital no equilíbrio de duas forças: trabalho e capital. E faz tudo isso a partir da sua atuação na sociedade e nas negociações de direitos.

Portanto, o SEAAC de AMERICANA e REGIÃO se considera vitorioso no âmbito das negociações individuais e coletivas, por fazer valer os direitos conquistados, quando necessário através das ações de cumprimento, ainda que muitas vezes, por isso, algumas armas se voltem contra a organização dos trabalhadores.

Como entidade sindical sabemos da necessidade de participar ativamente da sociedade e, ampliando nosso olhar, defender políticas públicas adequadas em todas as áreas, participando da construção de uma lógica social na qual nossas conquistas tenham de fato eficácia, por isso participamos dos Conselhos de Direitos.

Além de um atendimento humanizado, o SEAAC oferece parceria com Salões de Beleza de alta qualidade; mantém todo ano na “volta às aulas” o fornecimento de material escolar para os filhos dos associados e associadas; participa de Campeonato de Futebol, além de muitas outras atividades de formação e qualificação.

E é exatamente o aniversário deste ideal que comemoramos, o aniversário da associação de trabalhadores que tem como função defender os seus interesses e direitos.  Assim sendo, é claro que um sindicato faz aniversário, sim!

Helena Ribeiro da Silva
Presidenta

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...